sábado, outubro 24, 2009

Época 2009 XCO


A época de BTT 2009 inciou-se com a 1ª prova da Taça de Portugal de XCO, em Castro Marim.

Nunca tinha feito uma prova de XCO, não fazia a miníma ideia de como se desenrolava e o reconhecimento do percurso na véspera já fazia antever que a estreia não iria ser brilhante. Quem conhece o local, sabe como é constituido: um mega single track com subidas e descidas técnicas, sendo por isso conhecido como "carrossel".

É no XCO que nos apercebemos do bonito que é o BTT, da exigência técnica, estratégica e física.É o verdadeiro BTT, o que produz o atleta mais completo.

Castro Marim foi uma má estreia, fiz muitas partes desmontada, fui muito insegura com o percurso e com a rapidez da prova, pelo que fui dobrada logo na 2ª volta pela campeã nacional Sandra Araújo.

Com esta primeira prova comecei a antever uma época não muito fácil e exigente. Apercebi-me também, que na pré-época deveria ter tomado mais atenção á preparação técnica e não só à física.

A marca desta prova, foi sem dúvida a vitória do meu namorado - Pedro Melitão, inesperada até para ele, que viria a marcar uma boa época no seu primeiro ano como elite.







A 2ª prova em Ribeira de Pena, por ter um nível técnico inferior, já correu melhor, sendo que consegui não ser dobrada e concluir a prova. A classificação não foi grande coisa, mas deixou já alguma confiança para a continuação desta modalidade.



Seguiu-se a 3ª prova em Moreira de Cónegos, num espectacular percuso técnico desenhado de raiz pela equipa da empresa organizadora Monticyrclemix. Iniciava-se com uma mega subida que à segunda volta já era feita a pé pela maioria dos participantes, terminando numa zona em pedra, em que o trajecto passava por cima de pedras de grande dimensão. A seguir a esta zona, uma outra de terra solta e pedras que com o desenrolar da prova se foi estragando ficando perigosa. O pó foi o maior inimigo nesta troço que não deixava ver o percurso, nem quem estava á frente.
Mais uma vez por falta de técnica, fui dobrada a duas voltas do fim pela campeã nacional.


(Foto: Pedro Melitao numa montagem do amigo Zé Balek, a demonstrar a perícia exigida e constituição do percurso)

A 4ª prova decorreu em Tábua, mas nesta altura por apresentar já algum cansaço físico derivado da perticipação em todas as provas de XCM, XCO e estrada, decidi não participar.

A 5ª prova, depois de muito adiamentos, realizou-se em Fátima.




Mais um excelente percurso feito de origem, caracterizado por uma entrada num sigle track após a partida em alcatrão, trilhos em terra solta e pedras, descidas técnicas com curvas apertadas, drops e um super drop "da morte", trilhos em cascalho (fundo de uma ribeira seca), pedra miúda tipo gravilha e uma subida impossivel.Mais uma prova de pura destreza técnica.


Consegui o meu objectivo pessoal de não ser dobrada e concluir a prova. Apesar da técnica, diverti-me imenso e adorei percurso por ter sido mesmo um percurso que nos faz dar valor ao que é o BTT.
O cansaço de final de época e os problemas mecânicos derivados da natureza dos terrenos, ditou os resultados desta prova, sendo que houve bastantes surpresas principalmente na categoria de elites.


No próximo dia 1 de Novembro aguarda-se a 6ª ultima prova de XCO da Taça de Portugal, que se irá realizar em Porto de Mós.Este local é amplamente conhecido pelos atletas de XCO pelo calhau que tem. Sabemos que vai ser feito um percurso de raiz, como a organização nos tem vindo a habituar, pelo que estamos na expectativa de ver o que sai dali.

No meu caso pessoal, por estar já em pré-época, o objectivo vai ser o de apenas participar e aproveitar o treino técnico. Estou em 9º lugar no ranking feminino, o que para mim é optimo atendendo a que não tive este ano objectivos a este nivel no XCO.

Em 2010, já mdua de figura e apesar de parecer estranho o XCO vai ser a minha aposta!
Objectivo: realizar todas as provas da Taça de Portugal, não sendo dobrada, atingindo a melhor classificação possível.

Não é o objectivo fraco, mas sim realista. Sou uma recém chegada ao BTT e ao XCO, pelo que o nível que tenho não permite sonhar mais alto, mas vou estar lá e insistir, e a ficar maravilhada com as minhas colegas de competição que são umas cavalonas!!!

Até dia 1 :-)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial