segunda-feira, novembro 30, 2009

Taça de Portugal de Maratonas 2009



4º Lugar Taça de Portugal de Maratonas 2009 - Femininas

Este resumo peca por tardio, mas não podia deixar de ser feito...cá vai ele:

Terminou em beleza, além e ao mesmo tempo aquém das expectativas, a minha primeira época da Taça de Portugal de Maratonas.
Não sendo o XCO o meu forte, foi nas maratonas que apostei tudo o que tinha ... e não tinha! Como resultado de uma época mal gerida em termos de quantidades de provas e falta de descanso,tive a perda de posições de prova para prova.

Apesar de tudo, para uma primeira época na competição, considero o 4º lugar bastante positivo. O volume de treino e experiência acumulada, vão com certeza ser factores determinantes para uma melhor prestação e, pelo menos, mais confiança na próxima época de 2010.


Extremoz foi a primeira prova do calendário, na qual fiz um surpreendente 4º lugar. Surpreendente pois sendo a primeira prova, não tinha a mínima noção como estava em termos de preparação física. O facto de a prova ser muito rolante, apesar de extensa (107km) foi-me também favorável pois é o tipo de prova com que me dou bem.
Foi um previlégio partilhar pela 1ª vez o pódio com as nossas atletas nacionais de referência


Seguiu-se a 2ª prova em Alte, onde me classifiquei em 2º lugar.
Novamente o percurso rolante e pouco técnico foi-me vantajoso. Cheguei a estar em 4º lugar, mas os furos das posicionadas em 2º e 3º permitiram-me ganhar tempo, alcança-las e manter distância. Foi para mim o momento mais marcante da minha época, um verdadeiro desafio pessoal.


A 3ª prova desenrolou-se em Arcos de Valdevez e uma organização com a marca GeaPro, já deixava antever a má qualidade de prova que se iria realizar.
Na véspera houve direito a descriminação feminina com o gordo da GeaPro a "incentivar-nos" a desistir, dizendo que não era prova para mulheres e ele não estava para esperar por elas, e continuou no dia, com uma prova realizada 80% á chuva, na qual não foram salvagurdados caminhos alternativos havendo bastantes não cicláveis, marcações péssimas e condições de segurança piores ainda.
Esta prova valeu o fim da Taça de Portugal a alguns praticantes (José Silva por exº) que tiveram quedas aparatosas com lesões graves.
Uma maratona para esquecer...fiz 7º lugar.


Num dia solarengo, com temperatuas altas realizou-se a 4ª prova da Taça em Manteigas. Mais uma prova Multicyrclemix espectacular de percurso, mas também de dureza.
Toda a prova se desenrolava em torno da localidade de Manteigas, o que lhe deu um carisma muito especial. Paisagens brutais e subidas duríssimas (uma delas às eólicas com 12km de extensão), fizeram esta maratona a minha favorita da época, sem qualquer dúvida.




Para o ano será local de Campeonato Nacional.


Na Sertã, realizou-se a 5ª prova da Taça de Portugal, a considerada como a prova mais dura da Taça de Portugal, não só pelo trajecto e exigência técnica mas também pelo calor usual na altura da sua realização (Julho).
Com quase 50% de desistências, apenas a motivação de continuar a pontuar me fez acabar esrta prova...e também o orgulho de não querer desistir he he.
Com esta prova, comprometi todas as ainda seguintes, sendo que a recuperação em termos de esforço físico e desidratação durou cerca de um mês.



A 6ª e última prova da Taça, realizou-se em Évora, inserida na já enraizada Maratona de Évora.
Como é habitual por estes lados, de plano não tem muito mas a dureza foi média, pouco técnica e com um percurso muito característico, vacas sempre presentes. Organização 5 * como sempre.
Esta era uma prova de tudo ou nada que me podia valer ainda o 3º lugar na geral da Taça de Portugal. Cheguei a estar em posição de atingir este resultado, mas o cansaço instalado já há meses, fez com o que as minhas colegas melhores preparadas não me dessem tréguas. Dei o meu máximo, mas não chegou e a desmotivação dominou o final da prova.



Em Março de 2010 inicia-se a Taça de 2010 e vou estar presente :-)

Tive o previlégio de partilhar o pódio e todo o ambiente de prova, com as minhas colegas de competição. Conviver e aprender com elas...que ambiente fantástico e a muitas tenho a agradecer a ajuda, apoio e dicas, muitas vezes em plena prova:

Cláudia Vilaça - obrigada por cantares para mim em Arcos de Valdevez lolol.... para mim e para todo o bosque. Xiça é que nunca se cala esta moça..

Tenho igualmente a agredecer o resultado à equipa SC Leiria e Marrazes, que são um exemplo do conceito de "equipa" e fair play, sempre me ajudaram nos abastecimentos e fora de prova, tentando por o meu astral para cima, quando já nada parecia resultar e o corpo já não respondiaa.

Tenho igualmente a agradecer a paciência ao meu namorado - Pedro Melitao, e o apoio incondicional dos meus amigos de pedaladas (sabem quem são) e do Núcleo de BTT de Vila Fresca, que sempre me meteram "lá em cima"

Soube muito bem e para ano quer-vos novamente comigo.

Muito obrigada e até 2010

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial